As empresas de modo geral têm um papel fundamental no desenvolvimento econômico do país, pequenos e grandes negócios geram empregos e renda para população, podendo até promover uma redução na desigualdade social
“O Brasil possui mais de 20 milhões de empresas ativas e 90% delas são pequenas e médias, a maioria do setor de serviços. No entanto, apesar de todo o investimento financeiro e também do tempo dedicado pelos empreendedores para a criação do próprio negócio, mais de 70% das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) não possuem seguro empresarial.”
Você sabe qual é a importância das pequenas e médias empresas?
As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) possuem um papel muito importante para o crescimento econômico da sociedade brasileira.
Essas empresas são capazes de gerar novos empregos e movimentar grandes faturamentos, representando mais de 50% dos 100 milhões de empregos existentes no país.
O que é o seguro empresarial?
A categoria seguro empresarial tem como objetivo proteger e assegurar o patrimônio da empresa de possíveis danos e riscos.
Assim como os riscos são variáveis, os custos de um seguro empresarial também são. Cada empresa possui um tipo diferente de risco, ou seja, os custos serão calculados conforme essas características, assim podendo variar a cobertura e os seus benefícios.
Como funciona a contratação da apólice?
Uma apólice é um documento emitido por uma seguradora, que formaliza a aceitação do risco objeto do contrato de seguro e discrimina as coberturas contratadas.
Além disso, no documento está escrito os direitos e deveres das partes contratantes que são integrantes da apólice.
Conheça as vantagens do Seguro Empresarial
O seguro empresarial é montado e personalizado de acordo com a necessidade do empresário e dos bens que ele visa cuidar.
Vantagens
1 – Proteção contra acontecimentos inesperados – incontroláveis
Inúmeros acontecimentos podem prejudicar a estrutura e o bom funcionamento de uma empresa. Toda empresa está sujeita a passar por eventos inesperados, como, raios, vendavais, incêndios, entre outros.
Nesse momento, o seguro empresarial salvará a pátria, pois a companhia seguradora ficará responsável pela indenização dos danos causados na empresa, além de oferecer todo o suporte necessário para amenizar sua dor de cabeça.
2 – Pequenas empresas também podem fazer um seguro empresarial
Muitas pessoas ainda acreditam que o seguro empresarial é feito somente para indústrias e empresas de grande porte.
Por esse motivo é importante saber que os seguros podem ser contratados por pequenas e médias empresas também, pois ele é ajustável e flexível quanto contratação das coberturas do seguro para que atenda conforme a demanda da empresa.
3 – Personalização das coberturas
As apólices, produtos e benefícios podem ser personalizadas e montadas de acordo com a necessidade e demanda do contratante.
Isso garante um contrato bilateral que fornece segurança e um plano ajustável feito sob medida para a empresa solicitante.
4 – Proteção dos colaboradores
Além da proteção dos bens físicos, a empresa também pode contratar seguros que forneçam proteção aos funcionários.
A garantia do bem-estar é uma das principais preocupações de empresários, que buscam manter a qualidade e bom funcionamento da empresa investindo nos seus colaboradores.
Esse diferencial também oferece grande visibilidade para motivar e fidelizar os trabalhadores, alcançando assim um destaque no mercado.
Coberturas existentes no Seguro Empresarial
- Proteção para equipamentos;
- Seguro contra explosões, incêndios e vazamentos;
- Proteção contra roubo e furto qualificado;
- Assistência com serviços elétricos e mecânicos;
- Danos a terceiros;
- Despesas fixas e variáveis;
Como funciona a divisão do seguro por segmento?
Cada empresa possui diferentes riscos envolvidos dentro da corporação, portanto cada cobertura irá possuir peculiaridades dentro das suas apólices.
Um exemplo é uma empresa que trabalha com turismo e transporte de pessoas. Essa empresa precisará de um seguro para seus veículos e também pode optar por disponibilizar um seguro para as bagagens.
Neste caso do exemplo citado, ainda existe a necessidade de pensar no seguro de responsabilidade civil (explicado melhor abaixo) e acidentes pessoais de quem está se locomovendo.
Assim, quando eventos incontroláveis acontecem e causam perdas e danos, a empresa tem uma segurança com esses imprevistos, além de ter à sua disposição profissionais responsáveis que ajudarão a minimizar os transtornos financeiros.
Quais são os benefícios da contratação de um seguro?
- Proteção e bem-estar para você e sua família
- Custos benefícios ajustáveis
- Segurança financeira
- Comodidade
- Tranquilidade quanto aos bens patrimoniais
- Assistência e manutenção
- Personalização dos serviços necessários
- Reembolso e indenização
Tranquilidade quanto aos bens patrimoniais
Investir na tranquilidade é um dos meios mais prudentes de qualquer empresário. A contratação de uma seguradora profissional é importante para esclarecer, facilitar, personificar e se responsabilizar mantendo assim o bom funcionamento da empresa.
Seguro de Responsabilidade Civil Profissional: o que é?
O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é uma defesa para os empreendedores e profissionais liberais que cobrem os danos involuntários causados a terceiros devido a sua profissão.
A maioria das pessoas exerce sua profissão com muita dedicação para realizar um trabalho de qualidade e que seja reconhecido por sua excelência. Contudo, todos estão sujeitos a, eventualmente, cometerem falhas.
Essa modalidade também pode ser contratada de forma coletiva e individual. Sindicatos, instituições e associações contratam esse seguro visando o bom funcionamento dos profissionais e os assegurando de suas atividades, já no quesito individual há apenas um contratante e um assegurado.
Empresas sem seguro ficam vulneráveis?
Sim! O ideal é que todos contratem seguros, de acordo com a necessidade.
Quanto reservar para a contratação de um seguro?
Depende de qual seguro, se for seguro de vida ou saúde, existem as categorias exigidas pelas convenções.
Cada ramo de atividade irá definir a reserva necessária para um seguro e várias outras questões que serão avaliadas, como localidade, probabilidade de risco acidental, quantidade de funcionários, estrutura e até mesmo quais tipos de maquinários.
Caso não haja exigências, sugerimos ao cliente a contratação do seguro de acordo com a necessidade da empresa. Normalmente o que se aplica a uma empresa, não se aplica a outra.
É possível deduzir gastos com seguros do IR?
O seguro é considerado uma despesa, portanto é necessário incluir todas as despesas consideradas na apuração do lucro, que então terá a tributação do IR.
Isso também depende do tipo de regime tributário em que cada empresa está enquadrada.