O navio Ever Given encalhou na terça- feira no Canal de Suez e afetou as exportações de todo o mundo. Ele só foi removido na segunda- feira (29). Saiba quais são os principais impactos para a economia
O meganavio Ever Given encalhou em uma das principais vias marítimas do mundo, o Canal de Suez na terça-feira. O navio permaneceu no Canal por quatro dias e só foi removido na segunda-feira (29), provocando um grande impacto nas exportações. A embarcação foi atingida por uma rajada de vento e agora causa um grande congestionamento naval. Ele tinha como destino o porto de Rotterdam, na Holanda.
Em um primeiro momento, pensava-se que a embarcação tinha ficado sem energia. Mas, os meteorologistas afirmam que a região sofreu com fortes rajadas de vento de até 50 km/h. Segundo a empresa que administra o cargueiro, a tripulação está segura e não houve vazamento de óleo. O Ever Given foi fabricado em 2018 e possui 220 mil e 400 metros de comprimento. Por essas dimensões, é considerado um meganavio. Confira abaixo os principais impactos desse engarrafamento:
Engarrafamento por dias
Apesar de oito barcos menores tentarem rebocar o cargueiro, o Canal ficou bloqueado por dias, o que ocasionou travas na cadeia global de energia e efeitos nas importações e exportações mundiais. Mais de 200 navios aguardam a liberação nos dois lados. Importante destacar que no Canal de Suez passam cerca de 12% do volume do comércio mundial – uma média de 50 navios por dia.
Preço do petróleo
Os impactos já podem ser sentidos no preço do petróleo, com um aumento de 2,2% nos Estados Unidos na quarta-feira. Desde lá, os preços já subiram mais de 6%, já que a via é fundamental para o transporte de petróleo e gás natural, além dos produtos e mercadorias. As empresas de transporte marítimo já redirecionam as rotas para desviar do Canal. O bloqueio da importante via marítima chamou atenção para a necessidade de fortalecimento do Ártico russo.
Crise no abastecimento
O Canal de Suez é fundamental para o abastecimento de praticamente todos os suprimentos do mundo. Com o bloqueio da via, os especialistas afirmam que em poucos dias os portos europeus podem ficar congestionados, afetando todo o abastecimento das lojas. Felizmente, com a remoção do navio, o tráfego pode ser retomado.
Impactos nos preços dos produtos
Se o bloqueio se estendesse por mais tempo, os navios seriam obrigados a utilizarem outras rotas para levar as exportações, aumentando o tempo e o gasto com combustível. Dessa forma, os gastos extras podiam ser repassados para os preços dos produtos, impactando diretamente o consumidor.
Assim, fica claro que o bloqueio do Canal de Suez afeta as exportações e importações, todo o comércio global e até mesmo os preços de petróleo e mercadorias. Mesmo com a remoção do navio e a resolução do engarrafamento marítimo, não deixe de acompanhar os impactos para economia, além de outros assuntos. Para isso, conte com a Guitta.